Procurar

Sites Parceiros

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Turnover – Demissões x Admissões

Publicação 006

Este índice gerado pelo R.H. (Recursos Humanos) ou Departamento de Pessoal, de acordo com a denominação de cada empresa, mostra a taxa de substituição de trabalhadores pode nos apresentar o quadro atual da saúde organizacional.
Calculado pela seguinte expressão:
((Demissões + Admissões) / 2 / Ativos, com base no mês anterior) x 100

Quanto mais alto o valor deste índice maior a rotatividade de pessoal, este fato nos remete a analisar algumas questões quanto a saúde de nossa empresa.
                - A atividade da empresa é sazonal?
                - Como esta o clima organizacional?
                - Os benefícios oferecidos estão competitivos?
Vários questionamentos podem ser feitos pelo administrador e vários controles ou pesquisas podem ser feitas com o intuito de chegar ao ponto chave deste índice. Lembro que estou falando de empresas não sazonais, no caso de empresas sazonais devemos empregar a Taxa de desligamento ou levar em consideração as substituições.
O controle deste índice é um grande aliado para administradores e gestores preocupados em manter produtividade e reter talentos que no meu ponto de vista andam juntos.
Uma empresa preocupada na gestão de pessoas deve controlar este índice e sobre seus resultados lançar pesquisas de satisfação, monitorar o mercado e verificar os motivos dos índices obtidos, assim pode-se mapear a empresa e seu comportamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...