Procurar

Sites Parceiros

terça-feira, 31 de maio de 2011

Controle – Chuvas

Publicação 031

Terça - feira chuvosa, o que me fez lembrar de um dos controles mais comuns em grande e pequenas obras, o controle de chuvas.
Responsável por controlar a freqüência, duração e quantidade de chuva no período de trabalho, este é um dos controles indispensáveis em contratos com prazo determinado, através de um controle eficiente e claro para o cliente podemos barganhar se necessário, aditivos contratuais.
Manter um controle contendo as datas e o período de paralisação do canteiro de obra devido a este fator facilita para quem precisa ter subsídios para elaborar um gráfico mais aperfeiçoado e para quem tem que visualizar as ocorrências deste fator rapidamente.
Inúmeros são os controles que podemos ter, desde pequenos apontamentos na agenda até mesmo elaborados gráficos contendo a quantidade em milímetros cúbicos acumulados. Meu favorito é a Rosa das Chuvas que consiste em um gráfico de forma circular contendo 31 células, uma para cada dia do mês e ate o seu centro mais células indicando o período ou a hora do dia, este gráfico é de fácil preenchimento e de grande apelo visual. Outro controle parecido, porém mais simples é o Mapa de Chuva que funciona da mesma forma que a Rosa das Chuvas porém na forma de planilha, onde no cabeçalho ficam os dias do mês e abaixo o período, podendo ser incrementado da quantidade final em mm³.
Além destes dois controles apresentados existem diversos outros, sua utilização dependerá da sua necessidade ou do melhor formato aceito pela fiscalização.

Lembrem-se hoje é o Dia Mundial de combate ao fumo, como comentei no post de ontem, e para reforçar vou deixar uma charge que achei muito interessante criada pelo Cícero Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...