Procurar

Sites Parceiros

sexta-feira, 27 de maio de 2011

R.H. – Indicadores

Publicação 027
Voltando a falar sobre indicadores hoje vou comentar sobre alguns indicadores que ao contrário dos comentados anteriormente não são medidos através de índices ou números e sim pelo feeling dos gestores.
Identificar sinais de desmotivação e falta de comprometimento não é uma tarefa fácil, pois geralmente devemos recorrer ao termômetro comportamental identificando sintomas que refletem a desmotivação da equipe e com isso a falta de comprometimento acaba instaurando-se na organização.
Destaco alguns “sintomas” que denunciam a falta de motivação da equipe, são eles:
Conflitos banais entre os membros da equipe. Quem já não vivenciou desavenças entre membros da mesma equipe, porém sua constante indica o nível de stress no ambiente.
Baixo desempenho dos profissionais. Quando o desempenho baixa podemos identificar que chegamos a zona de conforto onde não existem mais expectativas ou falta vontade de mudar.
Índice acentuado de rotatividade. Substituir profissionais constantemente sem mudar o ambiente sinaliza que muitas vezes o problema não esta nos profissionais que ali passaram mas sim no ambiente em questão, um ambiente desmotivador ou com clima pesado afasta bons profissionais e aumenta a rotatividade.
Alto índice de absenteísmo. Faltas injustificadas recorrentes indicam a falta de compromisso com a organização gerada muitas vezes pelo desconforto com o ambiente.
Ambiente pouco amigável. Este é um dos fatores que desencadeia a maioria dos sintomas relacionados acima, um ambiente organizacional saudável minimiza o stress diário alem de fortalecer o vinculo entre empresa e o colaborador.
Descrédito quanto as ações adotadas pela empresa. Este sintoma é confundido com negação a mudanças, que é nato do ser humano, porém quando o descrédito esta instaurado na organização de forma coletiva é um sintoma que devemos tratar imediatamente e procurar suas causas mais a fundo.
Ausência de criatividade. Quando estamos na zona de conforto paramos de criar, interagir e mudar não deixar que peças criativas parem de funcionar é vital para que se mantenha um clima organizacional ativo e criativo.
Ausência de sugestões. Deixar de questionar e dar sugestões de melhoria quando solicitado indica que estamos a caminho da zona de conforto ou que a equipe esta tão desmotivada que sequer pensa em melhorar o clima.
Gestores observem com cuidado o ambiente e seus colaboradores, lembrem-se que a saúde organizacional depende deste detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...