Procurar

Sites Parceiros

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qualidade

Publicação 004

Em um ambiente competitivo onde cada vez a qualidade dos serviços executados é exigida, nada mais oportuno que tratarmos este assunto de frente, Qualidade, este setor que assim como a Segurança deve trabalhar junto aos demais e sendo alimentada de forma continua, porém muitas vezes não se dá a devida importância a este setor, que pode comprometer o andamento da obra e ainda por cima colocar em cheque todas as atividades já concluídas. Amigos não falo aqui de qualidade no sentido de executar bem uma tarefa, pois este é o mínimo que se espera de um profissional, falo aqui do setor responsável por fiscalizar e exigir o cumprimento correto de normas e padrões, porém inúmeras vezes este setor acaba trabalhando sozinho, e passando por apertos desnecessários, podemos verificar isso na figura abaixo onde visualizamos que a interface com setores que considero base para a perfeita execução de empreendimentos, notem que a via é sempre dupla, ou seja, existe alimentação e retroalimentação para a Qualidade.
Uma forte atuação da Qualidade sobre os serviços executados garante não só o ótimo andamento do empreendimento evitando retrabalhos e outras surpresas como também dá credibilidade a execução. Quando a Qualidade anda alinhada ao Planejamento fiscalizando as etapas e acionando as inspeções necessárias garantimos ai o avanço para a próxima etapa e creditamos ao serviço a certeza que não retornaremos a sua execução, exceto por forças maiores.
Alinhar os setores da empresa com a qualidade e manter este conjunto forte durante o andamento de qualquer empreendimento é a chave para o sucesso.


Um comentário:

  1. Acho que podemos ir mais a fundo neste assunto...
    Por exemplo, podemos exemplificar controles de inspeções realizadas e de recebimentos de materiais. Assuntos que, ao menos para mim, causaram bastante duvidas.

    Caroline
    Tec. Qualidade

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...