Procurar

Sites Parceiros

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Controle - Diagrama de Ishikawa

Publicação 061
Finalizando as 7 ferramentas da qualidade hoje vou falar sobre o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Espinha de Peixe ou 6M.
Deixei esta ferramenta por ultimo pois acredito que esta ferramenta combinada com as demais já apresentadas consolidam uma poderosa plataforma para quem deseja analisar dados de forma objetiva.
Utilizado para identificar as causas de um problema de modo ordenado o Diagrama de Ishikawa sumariza as causas em categorias principais classificando-as em, Método, Matéria-prima, Mão-de-obra, Máquinas, Medição e Meio ambiente, dá-se ai a origem do nome Diagrama 6M.
Valendo-se dessa estrutura é possível estruturar hierarquicamente as causas potenciais do problema.
Agora vou mostrar a elaboração deste diagrama.
Primeiramente devemos elaborar o cabeçalho do nosso diagrama, irei utilizar os seguintes itens, Título, data e autor.
Depois devemos traçar o eixo central apontando para o efeito (problema) que deverá estar contido dentro de um retângulo.
Agora devemos incluir as categorias representando os principais grupos de fatores relacionados com o efeito, desenhadas inclinadas apontando para o eixo central.
Aqui podemos utilizar outras categorias ou as citadas acima.
Após traçar as categorias devemos utilizar outra técnica chamada Brainstorming ou Chuva de idéias, para listar as possíveis Causas potenciais, dentro de cada categoria e devem ser desenhadas em linhas horizontais, apontando para o ramo de categoria.
Pode-se ainda existir sub-causas que devem ser ramificações das Causas.
Concluído o processo de elaboração do diagrama teremos condições de identificar as informações a respeito das causas do seu problema, organizar e documentar as causas potenciais de um problema, indicar o relacionamento de cada causa e sub-causa, identificar uma causa "Verdadeira", eliminando visualizações equivocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...