Procurar

Sites Parceiros

sexta-feira, 1 de julho de 2011

R.H. – Gestão de Pessoas

Publicação 062


A arte de gerir pessoas é uma tarefa árdua que se desenvolve durante todo o ciclo de um colaborador dentro da empresa, iniciando por seu recrutamento, manutenção e eventual saída.
Um R.H. preocupado com esta gestão obrigatoriamente terá de analisar este ciclo e administrá-lo da melhor forma possível e é neste ponto que a gestão de pessoas entra. Atuando nas diversas fases do processo evolutivo de cada colaborador dentro da organização.
Esta preocupação é benéfica não só a organização quanto para os seus colaboradores, pois sua força de trabalho é seu ativo mais importante dentro do contexto organizacional pois são elas, as pessoas dentro da organização que traçam metas, planejam, estudam, modelam, mudam e assim vão construindo uma organização sólida e competitiva, mas para isto cada peça dentro deste quebra cabeça deve estar alinhada e bem gerida.
Atentar aos processos de gestão de pessoas é fundamental para manter a organização funcionando como uma máquina, garantindo a confiabilidade de cada peça.
Como dito a gestão de pessoas deve estar presente desde o Planejamento e Recrutamento de pessoas, onde este deve estar preparado para recrutar tanto interna como externamente pessoas que atendam a demanda da organização de forma qualitativa, buscando talentos dentro e fora da empresa.
Preocupar-se em ter estabelecido as tarefas, métodos, subordinação e autoridades também deve fazer parte da gestão de pessoas, estabelecendo os Cargos e sua posição dentro da hierarquia da organização. Com esta condição bem elaborada avistamos outro processo de extrema importância que á a Manutenção, ou seja remuneração e benefícios, e o que isso tem a ver com Cargos, tudo, pois através de um plano de cargos bem definido podemos agregá-lo a um plano de salários e benefícios deixando claro para qualquer colaborador sua faixa atual e até onde ele pode ir de acordo com seu desempenho e nível de profissionalização.
Vejam agora como cada item vai se interligando com o outro, nosso próximo processo fala sobre o Desenvolvimento desses colaboradores, treinar e atualizar os colaboradores visando o seu desenvolvimento para o futuro preparando-o estrategicamente dentro da organização possibilitando seu crescimento dentro da instituição.
Monitorar e controlar o desempenho de seus profissionais também é um processo dentro da gestão de pessoas, este item viabiliza uma estruturação concreta da organização pois mantém seus profissionais centrados e focados, pois só assim será possível avaliar melhor o comportamento e desempenho de cada individuo.
E por ultimo um item que já foi comentado aqui no Blog, Motivação, de nada adianta realizar dois ou três dos processos listados acima sem manter uma equipe motivada e alinhada com os objetivos da empresa, lembre-se que a empresa é constituída de pessoas e são elas que interagem e criam ações positivas para a organização.

Integrar e alinhar estes processos constitui a eficiência da gestão de pessoas, buscar novas tecnologias para cada um desses processos é dever da equipe que constitui o setor responsável por Gerir Pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...