Procurar

Sites Parceiros

sábado, 30 de julho de 2011

Financeira – Matemática financeira

Publicação 090

Há algum tempo atrás comentei aqui no blog sobre conceitos de contabilidade, esta semana decidi novamente parar com a elaboração de nosso fluxo de caixa e falar um pouco mais sobre alguns conceitos de Matemática financeira, item que deve ser apreciado por quem trabalha diretamente com o lado financeiro da empresa.
Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa possibilitando simular ou prever custos futuros.
Assim como a contabilidade possui conceitos, a matemática financeira também e entender o que significa cada termo empregado é fundamental para o avanço dentro desta área.
Capital –é o valor aplicado através de alguma operação financeira.
Juros -  representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva, podendo ser capitalizado segundo dois regimes: simples ou compostos.
Juros simples - o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
Juro composto - o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. O juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.
A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos, por exemplo compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, etc. Juros simples são mais utilizados em operações de curto prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.
A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere:
7 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
11 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...