Procurar

Sites Parceiros

terça-feira, 5 de julho de 2011

Planejamento – O que é Planejamento

Publicação 066

Planejamento é o processo que estabelece com antecedência as ações a serem executadas com o intuito de alcançar um objetivo definido, esta definição é muitas vezes distorcida ou fracamente entendida atribuindo ao planejamento muitas atividades que não são de sua responsabilidade.
O planejamento pode ser dividido em três níveis, estratégico, tático e operacional.
O nível estratégico, onde é definida a estratégia geral do projeto, do início ao fim, envolvendo todas as áreas e disciplinas envolvidas. É uma visão geral do projeto.
O nível tático, onde encontramos o detalhamento gerado pelo nível estratégico dividido por área ou disciplina. É uma visão detalhada de cada área ou disciplina, possibilitando um melhor entendimento e organização por área.
O nível operacional, é onde são desenvolvidos detalhadamente cada ação, detalhando recursos necessários para sua execução.

Um bom planejamento deve contar com estes três níveis, mas o grau de detalhamento pode varias de acordo com a necessidade ou objetivo de cada projeto, entretanto quanto mais detalhado o planejamento mais fácil será o seu controle e conseqüentemente sua atualização e monitoramento será mais volumosa.
O ponto de equilíbrio está em gerar um planejamento eficiente para visualização nos três níveis onde o estratégico consiga visualizar as metas e caminhos com clareza, onde o tático consiga extrair suas prioridades e ações e onde o operacional tenha subsídios para executar cada ação com o menor esforço possível e com a maior disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...