Procurar

Sites Parceiros

sexta-feira, 24 de junho de 2011

R.H. – Outsourcing

Publicação 055
Palavra que em inglês significa “Out”, fora e “Source”, fonte, ou seja, Outsourcing nada mais é do que executar atividades meio da organização, utilizando recursos externos para a execução de atividades aproveitando o "know how" das empresas que fornecem estes serviços, reduzindo custos.
Utilizar serviços externos se bem administrado traz vantagens para a organização, porém a escolha deverá ser bem feita levando-se em conta não só o custo, mas também a qualidade dos serviços oferecidos.
Se bem utilizado o outsourcing traz vantagens como o acesso a novas tecnologias, maior visão de custos, controle de prazos e especialização, mas a se a escolha não desconsiderar qualidade e primar apenas pelo baixo custo o resultado pode ser algo desastroso para a organização trazendo impactos negativos como resultados negativos, custos fora do previsto, perda de controle e prazos.
Quando falo em atividades meio, refiro-me as atividades periféricas ao produto final da organização mantendo o foco e esforços internos apenas no produto final, terceirizando serviços como recursos humanos, tecnologia da informação, transporte e etc. desde que estes não sejam as atividades fim da organização.
Muitas vezes não precisamos pensar em serviços complexos e que muitas vezes podemos ficar dependentes do parceiro, mas existem opções de terceirizar serviços internos como impressão racionalizando o consumo de papel.
Para a execução do outsourcing é necessário fazer um estudo de viabilidade versus o custo e benefícios que esta modalidade trará ao produto final da organização, analisar e projetar as vantagens desta prática fará com que a gestão vislumbre os benefícios que esta pratica trará na competitividade da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...