Procurar

Sites Parceiros

terça-feira, 24 de maio de 2011

Programação - Backlog

Publicação 024
Backlog é o tempo que uma equipe deve trabalhar para concluir todos os serviços pendentes, com toda a sua força de trabalho, e se não forem adicionadas novas pendências durante a execução dos serviços.
Conhecer o backlog e trabalhar para minimizá-lo é de fundamental para a gerência da programação das atividades planejadas para execução. Este indicador momentâneo resulta o tempo, em dias, que a equipe disponível possui para concluir todas as atividades pendentes na carteira de serviços. Tais atividades são resultado do acúmulo de tarefas programadas e não executadas, gerando um passivo que deve ser eliminado no decorrer dos dias.
Uma analise do backlog fornece uma visão ampla das condições atuais do empreendimento, um valor alto pode indicar um quadro de pessoal insuficiente ou uma elevada taxa de reprogramação em ambos faz-se necessário controlar, identificar e corrigir a anomalia, minimizando o backlog.
Para acharmos o backlog precisaremos do planejamento de recursos humanos por categoria (soldador, mecânico e etc.) e o tempo de execução de cada atividade inclusa em nosso backlog. Feito isso obteremos o H.h. necessário para cada atividade por categoria de profissional.
Agora precisamos conhecer nosso H.h. disponível, obtemos este valor multiplicando a quantidade de profissionais, por categoria, pelo numero de horas trabalhadas/dia.
Agora podemos calcular nosso backlog as seguinte forma:

Total de horas requerido / Total de horas disponíveis

Evite tratar atividades corretivas, preventivas e preditivas no mesmo cálculo bem como as áreas de atuação ou disciplinas.
Mas vamos a prática.

Vamos imaginar a seguintes situação, verificar o backlog da equipe de lubrificação:
Primeiro vamos listar as atividades pendentes, digamos que existam 3 atividades que não foram executadas e estão gerando um passivo para a programação.
A primeira atividade leva 3 horas para execução e necessita 2 lubrificadores. Nosso H.h. necessário é de 3 x 2 = 6H.h.
A segunda atividade leva 8 horas para execução e necessita 2 lubrificadores. Nosso H.h. necessário é de 8 x 2 = 16H.h.
Por fim a terceira atividade leva 4 horas para execução e necessita 1 lubrificador. Nosso H.h. necessário é de 4 x 1 = 4H.h.

Nosso H.h. requerido será a soma de todos os H.h.´s necessários, ou seja 6 + 16 + 4 = 26 H.h.
Agora precisamos verificar nosso H.h. disponível. Supondo que nosso quadro conte com 2 lubrificadores e nossa jornada de trabalho é de 8 horas.
Nosso H.h. disponível é de 8 x 2 = 16 H.h
Portanto nosso backlog será de:
Backlog = Total de horas requerido / Total de horas disponíveis
                Backlog = 26 / 16
                Backlog = 1,625 dias
Que podemos arredondar para 2 dias, que é o tempo necessário para sanar as pendências listadas.
Incluir tarefas do backlog na programação diária respeitando a carga prevista sem sobrecarregar a programação em detrimento das atividades já programadas é uma das alternativas para reduzir o backlog sem prejuízo para as programações já determinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...