Procurar

Sites Parceiros

segunda-feira, 16 de maio de 2011

APR - Aálise Preliminar de Risco

Publicação 016
Fugindo um pouco do tema DDS para não ficar muito insistente irei abordar outro item de fundamental importância para a perfeita execução de qualquer atividade, a elaboração da ARP ou Análise Preliminar de Risco.
Executada em conjunto pela equipe de segurança e execução esta atividade consiste em elaborar um estudo preliminar a fase operacional com o objetivo de identificar e tratar possíveis riscos. Desenvolvido em conjunto com as lideranças com o objetivo de trocar o maior número de informações possíveis sobre a atividade a ser executada.
Esta atividade é de vital importância para a execução de qualquer atividade pois assim obtemos um mapa completo dos possíveis riscos da atividade, mapeando e providenciando respostas imediatas em caso de incidente, por ter seu desenvolvimento em conjunto com os demais interessados (produção, operação e segurança) o documento gerado abrange e compromete a todos os envolvidos além de obter visões e questionamentos diferentes, ampliando as áreas de conhecimento.
Vamos a prática, faremos uma APR para troca de lâmpada em uma sala de aula. Nossa “empresa” irá prestar este serviço porém antes da execução vamos realizar a APR para tal atividade.
Quem participará? Selecionamos 3 personagens para compor a reunião são eles:
Utilizaremos o seguinte modelo de APR para preenchimento, após inserir os dados do cabeçalho identificando o local e as ferramentas necessárias vamos identificar as atividades, listando uma a uma, por exemplo:

Passo 1 – Desligar a energia elétrica
Passo 2 – Montagem de andaime para acesso
Depois devemos para cada item identificar os riscos.
                Choque elétrico, queda e etc...
O próximo passo é listar as medidas de controle para cada item.
                Profissional habilitado NR10, isolar a área, cinto de segurança e etc..
E por fim devemos listar os EPI´s necessários para esta atividade, elaborar uma APR em conjunto com a equipe envolvida torna esta atividade mais eficaz já que todos os participantes estão envolvidos e suas opiniões serão respeitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...