Procurar

Sites Parceiros

sábado, 7 de maio de 2011

Planejamento Financeiro

Publicação 007

Chegamos finalmente ao sábado, folga para alguns, dia normal para outros, dia que a maioria das obras o ritmo cai, o ócio dentro dos escritórios predomina, mas vamos em frente.
Hoje é dia de verificar nossos custos, fechar o balanço semanal e projetar nossa próxima semana, porém antes vamos a um pouco de teoria.
Fluxo de caixa nada mais é do que a demonstração das entradas (investimentos)x saídas (despesas) durante um período específico, mapeando tais movimentações.

Hoje em existem inúmeras planilhas prontas para este fim na internet que podemos baixar e utilizar livremente, porém cada caso é um caso, portanto vamos primeiramente entender o que é e como montar um fluxo para só então buscarmos estes recursos prontos ou criarmos nossa própria solução.


Primeiramente vamos aos itens que devem compor nosso fluxo:
                - Saldo Inicial, é o saldo do dia do caixa
                - Total de entradas, é a soma de todas as entradas efetuadas
                - Total de saídas, é a soma de todas as saídas efetuadas
                - Movimentações, são todas as transações realizadas, entradas e saídas
                - Diferença do dia, é o resultado da diferença entre o Total de entradas menos o Total de saídas
                - Saldo, é o resultado da soma do Saldo inicial com a diferença do dia
Estes são os itens mais básicos que devem compor nosso fluxo, porém quanto mais refinado nosso fluxo estiver, mais fácil e rápido será a visualização de informações, facilitando a tomada de decisão.
Seguindo a orientação acima podemos iniciar nosso formulário com a seguinte formatação:
Notem a presença exclusiva dos itens comentados, este modelo relaciona os lançamentos diários, gerando uma planilha deste modelo por dia, podemos modificá-la a fim de lançar vários dias na mesma tabela consolidando o mês ou um período maior.
Com nosso fluxo previamente formatado precisamos lembrar que não basta ter uma ferramenta que nos auxilie se não primarmos pela atualização e que esta seja feita de forma eficiente, vão ai algumas dicas:
                - Registrar sempre! Registre TODOS os lançamentos, procure realizar esta atividade sistematicamente criar uma regra mental tornará este procedimento quase que automático.
                - Seja realista, nada de arredondar valores, lance os valores corretos utilizando os centavos, esta metodologia evitará quebras ou incertezas no final.
                - Comprove sempre, tenha junto a seu fluxo os comprovantes de custos, seja um auditor do seu fluxo.
                - Esteja preparado, custos extras vão existir sempre, esteja preparado controle e crie uma reserva de contingência para estas eventualidades, porém não deixe que isso vire rotina, este é um sinal de falta de planejamento.
Semana que vem irei repassar este tópico e incluir novos recursos ao nosso fluxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...