Procurar

Sites Parceiros

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Qualidade - Recebimento de Materiais

Publicação 025
Abro este post atendendo ao comentário da Sra. Caroline, primeiramente vamos falar um pouco sobre padronização / qualidade.

A expressão ISO designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à "International Organization for Standardization", organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra. Sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada , por exemplo a ISO 3166 trata de códigos de países e subdivisões, ISO 269 formatos e dimensões de envelopes e assim por diante, porém aqui trataremos da ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção. Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam na melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicados a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
Descrevendo os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade que, no Brasil, constituem o objeto da família ABNT NBR ISO 9000, e definindo os termos a ela relacionados. Atualmente na versão ISO 9001:2008aprovada no fim do ano de 2008 esta nova versão foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto.
Mas porque devemos nos preocupar com esta norma? Porque esta norma trata de também de inspeção e recebimento, vejam oque fala a norma:
ISO 9001: 4.10
Inspeção e Ensaios
1.0 Inspeção e Ensaios de Recebimento: Os materiais e os produtos são inspecionados de acordo com procedimentos documentados que garantem a conformidade com as especificações.
1.1 A inspeção de recebimento garante que o material que entra está em conformidade com as especificações da qualidade. Se os materiais não podem ser ou não são inspecionados, então a certificação da conformidade poderá ser requerida ao fornecedor. Os materiais de fornecedores certificados não são inspecionados.
1.2 O setor da qualidade é responsável pela geração e o controle dos relatórios da inspeção e outros documentos da qualidade do fornecedor.
1.3 As amostras iniciais dos fornecedores são avaliadas pelos setores da qualidade e da engenharia. Os resultados são comunicados ao setor de Compras para a aprovação do fornecedor.
As amostras iniciais devem ser recebidas e avaliadas antes da produção.
As amostras iniciais são necessárias para produtos novos, modificações de produtos existentes, novos fornecedores ou novos processos.
Os setores de Engenharia, Qualidade, Fabricação e Compras devem assinar a aprovação das amostras iniciais. Dependendo da aceitação, é gerado um documento de aprovação com os resultados dos ensaios. O setor Compras é responsável pela comunicação da aprovação ao fornecedor.
Se a amostra for rejeitada, toda a documentação é enviada a Compras, que comunica os motivos e as alternativas ao fornecedor.
1.4 Se o material for urgentemente necessário, os setores de Engenharia, Qualidade, Fabricação e Compras aprovam em conjunto a desistência.
 2.0 Inspeções e Ensaios no Processo Produtivo: São identificados num fluxograma ou documento similar os pontos de ensaios e inspeções  no processo produtivo. Documentos suplementares identificam o tipo da inspeção, as características  do produto, os métodos de inspeção, os níveis de inspeção, os AQLs e o equipamento de inspeção.
3.0 Inspeções e Ensaios Finais: Os pontos de inspeções e ensaios finais são identificados num fluxograma ou documento similar. Documentos suplementares identificam o tipo de inspeção, as características do produto, os métodos de inspeção, os níveis da inspeção, os AQLs e o equipamento de inspeção.
4.0 Registros de Inspeções e Ensaios: São mantidos registros dos ensaios e das inspeções e é indicada a conformidade.”

Agora vamos por partes, se nossa empresa é certificada certamente existe um procedimento que deve ser seguido para garantir o perfeito fluxo do recebimento, porém podemos adotar a mesma metodologia em empresas que ainda não foram certificadas na ISO o que facilitará nossa vida ao ingressar em uma empresa certificada.
Qual a importância de se fazer um bom recebimento?Primeiramente assegurar que o produto entregue esta em condições de uso e dentro das especificações exigidas.
Executar o recebimento consiste em uma série de operações através das quais a empresa compradora constata que o fornecedor cumpriu as condições estabelecidas na documentação de compra.
Que documentos exigir no ato do recebimento? Dependendo do grau de exigência esta documentação pode aumentar consideravelmente, porém alguns itens são imprescindível como nota fiscal, certificados e requisição de compra, mas o que devemos ter em mente é a rastreabilidade deste material, ou seja em caso de defeito como chegaremos aos dados necessários para acionarmos a garantia. No recebimento todas estas informações devem estar amarradas.

Quem deve realizar o recebimento? Algumas empresas o fazem com a equipe de suprimentos, porém sou adepto a sua realização por um técnico em materiais em conjunto com a qualidade, assim fechamos o cerco quanto a execução de procedimentos e a realização das verificações específicas de cada material, mas um procedimento bem elaborado contendo as informações necessárias para cada classe de materiais e ditando as verificações necessárias, para proporcionar esta informações devemos incorporar ao procedimento o uso da Tabela de Inspeção de Materiais onde estas informações estão contidas, esta atitude pode eliminar a presença destes profissionais na hora do recebimento, porém este fator não elimina a necessidade deste recebimento passar pela aprovação da qualidade verificado a consistência das informações ali apresentadas.
Um exemplo desta tabela é a figura abaixo.

Seguindo os critérios de avaliação e validando a entrega devemos preencher o formulário de recebimento conforme características e normas da qualidade de cada empresa e ai precisaremos da documentação relacionada acima, notas, certificados, requisições e outros de acordo com o material recebido.
Um exemplo deste formulário é a figura abaixo, mas lembro que cada empresa tem seu formulário específico que consta no seu procedimento, lembro ainda que os exemplos citados aqui são meramente ilustrativos cada caso deve ser estudado e se necessário aplicar ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...