Publicação 041
Cada vez mais uma empresa que busca firma-se no mercado deve buscar alternativas para seu crescimento e com isso deve preocupar-se principalmente com as substituições seja ela amigável, por demanda ou por aposentadoria.
Planejar o futuro da empresa não passa apenas pela gestão eficiente no produto final mas por uma avaliação criteriosa das pessoas que fazem acontecer dentro da empresa, incentivar o que chamo de “escada sustentável” deveria fazer parte do dia a dia da empresa, vejamos do seguinte ângulo para que a empresa cresça é necessário que seus profissionais cresçam também e na medida que este se eleva não podemos deixar que uma lacuna se crie, mas como basta incentivar a formação de um segundo em comando e assim sucessivamente, promovendo cursos, palestras, troca de informação pertinentes a cada nível.
Vejamos a seguinte situação:
O profissional A é líder em determinado setor, quando a empresa cresce surge uma vaga acima deste profissional, qual o caminho? Procurar no mercado? Talvez, se a empresa não preparou este profissional para assumir um desafio maior, certamente está será a melhor saída, mas este é o caminho?
Quando preparamos alguém para desafios maiores estamos o motivando, tornando-o comprometido com o crescimento, imagine o quanto motivado estará este colaborador ao assumir um cargo superior.
Mas por trás desta oportunidade precisamos pensar também na lacuna que criaremos abaixo também ao promover este profissional e novamente voltamos a situação de criar um segundo em comando para cada líder da empresa.
Empresas, invistam em treinamentos, promovam o crescimento sustentável mas principalmente semeiem a cultura do crescer junto.
Muitas profissionais possuem um certo receio quanto a divulgar suas técnicas ou ensinar os outros, esta visão pré histórica ainda permanece nos dias de hoje o medo da competição faz com que profissionais isolem-se com receio do seu futuro na empresa, mas cabe a gestão de pessoas incentivar o fim desta cultura mesquinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o post: