Publicação 047
Carta de controle ou CEP (Controle Estatístico de Processo) é mais uma das ferramentas da qualidade, um pouco mais complexa que as demais já apresentadas aqui esta ferramenta envolve o cálculo dos seus limites, coleta de dados, controle e análise.
É composto por um gráfico cartesiano onde o eixo horizontal representa o tempo e o vertical o valor da característica, um conjunto de valores expressos e unidos por uma reta e três linhas horizontais, limite inferior, média e limite superior.
Vamos a pratica, supondo que uma máquina corte 1 barra de aço a cada hora, cada barra deve ter 1,5m (média) porém a máquina ainda não esta aferida e precisa de ajustes podemos então montar uma carta controle e aferir seu desempenho durante um certo período de tempo e analisar o desempenho através do gráfico gerado como na figura baixo.
Bem utilizada a carta de controle melhora consideravelmente o processo pois contribui para o controle contínuo ajustando o processo, deixando-o mais previsível e confiável, minimizando o custo e maximizando a produção.
Com sua linguagem simples é possível verificar rapidamente anomalias produtivas e agir focado sobre sua causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o post: