Publicação 019
Assim com o Gráfico Pareto, o histograma também é uma das 7 ferramentas da qualidade e um excelente método de controle.
Geralmente utilizado pelo planejamento para demonstrar a mão de obra aplicada o histograma é uma das ferramentas essências para um bom planejamento, através de sua utilização é possível verificar a correta utilização e otimização dos recursos.
Digamos que nosso recurso foi distribuído da seguinte forma:
Analisando o histograma apresentado nota-se um vale entre o mês de março e maio e uma nova elevação em maio, faz-se então necessário analisar se este recurso não esta com deficiência de locação durante o mês de abril ou com superalocação no mês de maio.
Após analisar as tarefas e redistribuir ou nivelar os recursos devemos obter um histograma com um curvatura mais tênue como o gráfico abaixo.
Identificar este tipo de anomalia impede demissões e contratações desnecessárias evitando este custo.
Mas nem só o planejamento vale-se deste recurso para apoio na exibição ou analise de dados. Várias são as possibilidades, por exemplo, a equipe do SMS deseja demonstrar um histograma com os incidentes ocorridos na obra durante os primeiros 6 meses de obra conforme gráfico abaixo.
Que pode ser aprimorado incluindo o índice acumulado.
Este tipo de gráfico é utilizado para expressar freqüência x tempo.
Compor relatórios com este gráfico além auxiliar na identificação gera um apelo visual chamando a atenção para os extremos necessários ou uma descontinuidade fora do padrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o post: