Publicação 002
Amigos iniciamos hoje nossa caminhada, passeando pelos inúmeros setores e rotinas que abrangem o cotidiano de empresas prestadoras de serviços e nada mais justo que iniciar o dia falando de segurança.
DDS (Diálogo Diário de Segurança), prática adotada por inúmeras empresas que visa criar, desenvolver e manter ações preventivas, geralmente realizadas na primeira hora da jornada de trabalho, esta prática tente a ser útil se bem aplicada e conduzida.
Para muitos uma tortura matinal, para outros um momento de reflexão, conduzir um DDS que realmente motive ou passe a informação necessária é uma arte, prender a atenção dos funcionários de forma a manter o foco é o ponto chave para o sucesso ou fracasso de um DDS bem aplicado. Já vivenciei excelentes DDS´s, aplicados de maneira rápida e eficaz, foco principal em um DDS, conseguindo passar a idéia sem fugir do foco nem perder a razão de ser, assim como já passei por experiências de participar de DDS´s apenas para cumprir tabela, tornando-o uma imposição, chato e sem qualquer comprometimento, fugindo da razão principal que é prevenir e o desleixo é o cartão de visitas das atitudes.
Defendida por muitos, a participação do TS (Técnico em Segurança) integral no DDS muitas vezes tende a levar o DDS rumo à morosidade e o tom de cobrança e na obra ideal teríamos um TS exclusivo para cada equipe, mas isso todos sabemos que é um sonho distante e voltando a realidade sou adepto a prática de instrução dos supervisores e coordenadores de equipe pelo TS, mas cabe ao comando de equipe conduzir o DDS mantendo a equipe coesa e expondo a preocupação com ela, neste caso precisaríamos do TS neste momento? E a resposta é Sim, é fundamental a presença e principalmente a participação deste profissional durante o DDS complementando e observando a maneira que esta sendo conduzido o DDS.
O tema também é algo que pode comprometer o dia a dia de um bom DDS, sabemos que o ambiente de trabalho tem seus altos e baixos variando de humor com o passar do tempo, alternar entre temas leves e cobranças mais enérgicas é fundamental para manter desperto o interesse diário, saber interpretar e trazer para o grupo algo que some é uma tarefa árdua, porém parte da carga diária de todos, trazer assuntos amplos que agreguem a todos não é uma tarefa das mais simples e a escolha do tema se focada erroneamente traz junto brincadeiras e desvio do foco, uma dica é procurar não levar temas distantes do cotidiano, exemplo, trazer temas relacionados à segurança na montagem de andaime para uma equipe de vendas ou administrativa acaba gerando desvios já no início, uma certa separação entre operacional e administrativo nestes casos faz-se necessária, reflexões e pensamentos são outra fonte de inspiração para os mais rebeldes gerando piadinhas e semeando o descrédito ao processo, as vezes a intenção é realmente botar a mão na consciência porém nem sempre todos estão abertos a interpretar e assimilar algo que na maioria das vezes é lido de forma melancólica ou com interpretações dignas de Cid Moreira.
É amigos, DDS é um assunto longo, para as próximas atualizações tratei assuntos e modelos de planilhas para este fim, lembro que fugindo do que preguei acima serei obrigado a trazer temas diversos pois pretendo atingir um público diversificado, espero ter ajudado a você líder com este pequeno texto que mostra não só a importância do DDS quanto a maneira mais eficaz de transmitir e garantir que sua mensagem seja assimilada por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o post: