Publicação 038
Curva S, para qualquer planejador ela é sua companheira diária esta lá martelando sua meta diária o tempo todo, expondo o caminho trilhado pelo projeto até o momento.
A curva S nada mais é que a representação gráfica da evolução física e/ou financeira do seu projeto e tem esta denominação devido ao seu formato que lembra um “S”.
Formada pelo somatório acumulado físico ou financeiro do projeto em cada unidade de tempo ou seja, tempo x avanço físico/financeiro acumulado, por exemplo, meu projeto tem um prazo de 10 dias para conclusão e pretendo avançar fisicamente 10% a cada dia conforme a tabela abaixo:
Neste caso nossa curva S teria este formato:
Mas este formato é uma reta e não uma curva, sim pois apenas pegamos o prazo, 10 dias, e dividimos 100% pelo número de dias que teremos para trabalhar, porém esta curva não reflete a realidade, vamos tornar as coisas mais reais e verificar como ficará nossa curva.
Primeiramente vamos definir o nosso calendário, supondo que o nosso primeiro dia de trabalho esta programado para o dia 7 de junho e a partir desta data teremos 10 dias corridos para concluir nosso projeto e não será permitido trabalho aos sábados e domingos.
Agora faremos um pequeno planejamento do nosso projeto, neste caso não abriremos em níveis de detalhamento cada tarefa, este assunto será abordado mais adiante em futuras postagens, neste momento deixaremos de forma mais sucinta apenas para exemplificar nossa seqüência de tarefas, neste momento irei dar peso para cada atividade diretamente sem exercer qualquer cálculo, o produto desta atividade chame-se EAP (Estrutura Analítica de Projeto) ou WBS (Work breakdown structure) que é a decomposição do trabalho em partes menores orientadas à entregas, mas este assunto também será abordado oportunamente mais adiante.
Vamos descriminar cada tarefa para um melhor entendimento, vamos supor que nosso projeto é a construção de 1 cadeira.
1 – Planejamento – Nesta tarefa será feito o levantamento das atividades e recursos necessários. Duração 1 Dia
2 – Compra de Materiais – Com base no levantamento realizado será feito a aquisição dos materiais necessários a execução. Duração 1 Dia
3 – Compra de ferramentas – Aquisição de ferramentas para a execução. Duração 1 Dia
4 – Execução – As atividades pertinentes a execução propriamente dita do projeto. Duração 4 Dias
5 – Pintura – Pintura final para entrega. Duração 1 Dia
Agora com o planejamento na mão vou dar peso a cada atividade, como mencionei anteriormente não irei utilizar nenhuma regra para dar peso as atividades pois existem várias técnicas e artifícios que podemos utilizar, hoje como estamos abordando apenas o conceito de curva S não irei aprofundar-me nestes detalhes. Considerei os seguintes pesos para cada atividade:
De posse destes dados já podemos traçar um pequeno cronograma com a seqüência das atividades listadas.
Agora é possível calcular nosso avanço diário corretamente e gerar uma curva mais próxima a realidade.
Agora ao gerar a curva meu resultado será diferente.
Agora podemos observar alguns detalhes interessantes como um inicio mais moroso com pouco avanço físico na fase de documentação e aquisição logo observa-se o início mais forte da elevação onde inicia-se a execução, seguido de um vale sem avanço devido ao final de semana sem atividades e por ultimo o avanço em ritmo até a conclusão.
Este tipo de curva reflete exatamente estas fases um inicio mais moroso, o pico de execução seguido de uma redução natural até a conclusão, mas porque? No início de um projeto é natural que as coisas se iniciem mais devagar iniciando atividades e ao longo do tempo aumentando o ritmo em virtude da própria execução de mais atividades simultâneas chegando a um pico de execução que posterior tende a ir reduzindo seu ritmo até a conclusão face ao término de tarefas e a desmobilização de recursos, por isso a curva acaba ficando com este formato.
Mas este assunto não foi totalmente esgotado irei voltar a falar dele este foi só uma pequena introdução desta ferramenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o post: