Procurar

Sites Parceiros

sábado, 27 de agosto de 2011

Financeiro –Controle Financeiro Pessoal

 Publicação 099

Para administrar as finanças tanto em casa quanto na empresa o processo é o mesmo, devemos controlar as entradas e saídas saber identificar os pontos de pico e trabalhar para reduzi-los ou eliminá-los no caso de despesas e identificar nossas principais fontes de entrada e trabalhar estratégias para ampliar a captação de mais recursos e para apoiar nesta tomada de decisão nada melhor que ter em mãos uma ferramenta que auxilie neste processo.
Pesquisei na internet algumas planilhas disponíveis gratuitamente e selecionei 3 que facilitam esta atividade segue abaixo os links para quem desejar baixar e dar uma estudada.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

R.H. - Relógio Ponto

Publicação 098

R.H. – Relógio Ponto

Desde que comecei  trabalhar muita coisa mudou principalmente a forma de se registrar a presença, já passei pelo velho livro ponto, e olha que não sou tão antigo quanto esta frase possa soar e por diversos relógios pontos mecânicos, de lá pra cá a tecnologia empregada vem crescendo e evoluindo a favor de todos, hoje existem diversos modelos com recursos cada vez mais sofisticados para facilitar tanto a vida de empregador e empregado que ganham na agilidade e clareza da informação.
Atualmente possuímos soluções que incorporam biometria, controle de acesso, sistema de gestão tudo em um único pacote. Estas facilidades vêm crescendo e evoluindo cada vez mais rápido principalmente quando falamos em integração de processos, hoje é possível cruzar informações vindas de diferentes dispositivos e gerar todo um histórico com um simples clique. Claro que estes artifícios geram um custo para a empresa, mas que se ponderado com certeza trará resultados satisfatórios, investir em sistemas automatizados esta cada vez mais fácil, existem soluções de diversos tipos e valores e que com um pouco de pesquisa e comparativos fica fácil encontrar a que mais se adapta a sua situação.

Outro fator importante para quem pretende migrar ou já utiliza este recurso é atentar para a Portaria 1.510/2009 no MPE, disponível aqui, para evitar adquirir equipamentos obsoletos e que não atendam mais as recomendações do MPE evitando futuras dores de cabeça.
Fique atento.:
“1. Desde 25/08/2009 todas as empresas que adotam o registro eletrônico de ponto devem utilizar o Programa de Tratamento de Registro de Ponto (PTRP), bem como realizar o cadastro (CAREP), previstos na Portaria nº 1.510/2009. Embora a utilização do Registrador Eletrônico de Ponto (REP) só seja obrigatória a partir de 01/09/2011, as empresas que já o utilizam devem cadastrá-lo imediatamente no CAREP (Perguntas e Respostas nº 3, 52, 114 e 118).
2. Qualquer sistema de controle de ponto que utilize meios eletrônicos para identificar o empregado, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informação de marcação de ponto deverá atender aos requisitos da Portaria nº 1.510/2009 (Perguntas e Respostas nº 58).”


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Retomando as atividades

Publicação 097

Amigos, gostaria de pedir desculpas na demora de atualizações do blog, pois devido a inúmeros compromissos profissionais acabei me vendo sem tempo para este projeto.
Pretendo neste momento voltar gradativamente as postagens diárias, pretendo também aproveitar o início de um novo projeto que estou envolvido para trazer um pouco deste universo para o blog relatando periodicamente pontos que considero importantes.
Agora é voltar a trabalhar para recuperar este pequeno desvio.

Boa semana a todos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Planejamento – Ciclos do Planejamento

Publicação 094

Muitos acreditam que o planejamento resume-se a existência de um cronograma, esta visão simplista acaba distorcendo os verdadeiros valores que um planejamento bem executado e bem cobrado traz para qualquer empreendimento. Para exemplificar hoje vou demonstrar os passos que compõe a fase de planejamento de um projeto.
Definir o escopo e a estratégia
Planejar as comunicações e seu fluxo
Elaborar a EAP
Elaborar o cronograma
Planejar e nivelar os recursos humanos
Planejar aquisições
Planejar a qualidade
Calcular o custo das atividades
Planejar integrações
Planejar resposta aos riscos
Consolidar e aprovar o planejamento junto as lideranças
Estas etapas precisam ser passadas a exaustão para consolidar e fortalecer o planejamento eliminando possíveis desvios é o momento de pensar e estimular a pró-atividade dos membros que compõe o Grupo de Planejamento.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Planejamento – Dicionário da EAP

Publicação 093
Já comentamos aqui sobre o que é uma EAP, mas existe um documento que deve ser elaborado, chamado de Dicionário da EAP, este documento fornece as informações necessárias e detalhadas sobre cada componente da EAP.
Este documento deve conter no mínimo a identificação do pacote, o pacote, a descrição da atividade e os critérios de aceitação.
Além de fornecer um perfeito entendimento quanto as atividades o dicionário da EAP fornece subsídios para que as partes interessadas assumam um mesmo posicionamento evitando divergências quanto ao aceite de um determinado pacote.
ID.
PACOTE
ESPECIFICAÇÃO
CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA
1.2.1
MONTAGEM
MONTAGEM DE ESTRUTURA DO TELHADO
DEVE SER AVALIADO CAIMENTO CONFORME PROJETO
DE-0001-2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Blog

Amigos,

O Blog esteve parado estes ultimos dias por motivo de força maior porém esta semana retornarei as postagens normalmente, desde já peço desculpas aos amigos.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Planejamento - Integração

Publicação 092


Hoje vou comentar sobre a importância da integração para o perfeito sincronismo do planejamento e a execução da obra.
Quando falamos em planejamento não podemos apenas focar no físico esquecendo os processos e setores que vão contribuir para o perfeito andamento do planejado, integrar cada um desses setores para interagir com o empreendimento é dever do planejador. De nada adianta montarmos um excelente cronograma sem a preocupação da logística ou a capacidade do R.H. em processar a demanda maior.
Ao planejar o escopo em questão devemos observar também os demais facilitadores que farão parte deste processo como um todo, planejar a as aquisições monitorar a logística empregada, prever prazos para que uma simples entrega de material não comprometa todo o andamento do empreendimento.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Segurança – Mudança de hábitos

Publicação 091

Quem esta a frente de equipes sabe o quanto é difícil mudar a cultura e hábitos o que dificulta ainda mais a conscientização para a implantação de mudanças quanto a cultura de segurança.
Já vivenciei esta realidade na área de segurança e sei o quanto é difícil criar a cultura de segurança onde não se existe nada ou principalmente onde se acredita existir, e para isso uma das formas que mais dar resultados foi quando houve o incentivo através de programas de premiações que somado ao esforço na cobrança desde a alta direção e seus níveis abaixo geram um resultado positivo.

Este tipo de campanha tende a gerar um resultado positivo e buscar no inconsciente um apoio indispensável a quem deseja mudar a cultura, quando aplicamos um programa de premiação os envolvidos tendem a aceitar melhor as mudanças impostas visando alcançar a bonificação o que gera um efeito dominó principalmente quando o premio é obtido não só com resultados individuais, mas também no coletivo.
Quando propomos mudanças é nato do homem não aceita-las porém quando existe interesse é muito mais fácil pois estamos barganhando algo. Iniciar algo novo é sempre complicado e deve ser feito gradativamente, esta primeira etapa exige esforço e perseverança, é uma etapa difícil mas após romper esta primeira barreira o aumento da intensidade e cobrança fica mais fácil e maleável.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...