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terça-feira, 31 de maio de 2011

Controle – Chuvas

Publicação 031

Terça - feira chuvosa, o que me fez lembrar de um dos controles mais comuns em grande e pequenas obras, o controle de chuvas.
Responsável por controlar a freqüência, duração e quantidade de chuva no período de trabalho, este é um dos controles indispensáveis em contratos com prazo determinado, através de um controle eficiente e claro para o cliente podemos barganhar se necessário, aditivos contratuais.
Manter um controle contendo as datas e o período de paralisação do canteiro de obra devido a este fator facilita para quem precisa ter subsídios para elaborar um gráfico mais aperfeiçoado e para quem tem que visualizar as ocorrências deste fator rapidamente.
Inúmeros são os controles que podemos ter, desde pequenos apontamentos na agenda até mesmo elaborados gráficos contendo a quantidade em milímetros cúbicos acumulados. Meu favorito é a Rosa das Chuvas que consiste em um gráfico de forma circular contendo 31 células, uma para cada dia do mês e ate o seu centro mais células indicando o período ou a hora do dia, este gráfico é de fácil preenchimento e de grande apelo visual. Outro controle parecido, porém mais simples é o Mapa de Chuva que funciona da mesma forma que a Rosa das Chuvas porém na forma de planilha, onde no cabeçalho ficam os dias do mês e abaixo o período, podendo ser incrementado da quantidade final em mm³.
Além destes dois controles apresentados existem diversos outros, sua utilização dependerá da sua necessidade ou do melhor formato aceito pela fiscalização.

Lembrem-se hoje é o Dia Mundial de combate ao fumo, como comentei no post de ontem, e para reforçar vou deixar uma charge que achei muito interessante criada pelo Cícero Lopes.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Segurança - Fumo

Publicação 030

Amanhã dia 31 de maio é o dia mundial de combate ao fumo e esta ai um excelente tema a ser abordado, embora com seu consumo reduzido no decorrer dos anos o cigarro ainda é um grande vilão que passeio livremente no Brasil. Para conter este bandido nada melhor do que a conscientização, martelar os malefícios que o fumo trás diariamente acaba trazendo resultados satisfatórios principalmente na prevenção inibindo novos usuários pois sabemos o quanto é difícil incutir esta mentalidade em uma pessoa que já fuma há anos.
Vamos iniciar pelo clássico aviso de proibido fuma, espalhar este indicativo ou incluí-lo em campanhas anti fumo faz parte do cerco ao cigarro minimizando as áreas para este ato.




Outro fator que chama a atenção é expor a quantidade de produtos maléficos encontrados no cigarro, isto desperta a atenção quanto as toxinas que são ingeridas em cada tragada.





Expor a diferença entre quem não fuma e o fumante também surte efeito pois faz o fumante parar e pensar sobre sua própria saúde.
Este infográfico do TERRA é bem útil para expor os malefícios do cigarro em partes do corpo humano.
Agora é arregaçar as mangas e disseminar esta idéia.


domingo, 29 de maio de 2011

Domingo

Publicação 029
Finalmente chegou o domingo hoje vou postar algo mais leve já que a semana foi bem puxada, final do mês é época de correria, medição, fechamento de folha de pagamento, auditorias e por ai vão as atividades que se acumulam para este período.
Esta semana recebi um email contendo uma piada sobre planejamento que achei interessante postar aqui, assim como os 2 vídeos que selecionei para esta semana que se inicia.



Boa semana a todos!

sábado, 28 de maio de 2011

Financeiro - Setor Financeiro

Publicação 028

Departamento financeiro, setor responsável por gerir o dinheiro, a algumas semanas estamos tratando do assunto “Fluxo de caixa” e um dos principais usuários desta prática pois este é o seu dia a dia, conciliando receita e despesa com o intuito de honrar fornecedores e despesas programadas.
Mas o que faz o setor financeiro? Em empresas de produção é função do setor financeiro é fazer gestão do dinheiro cuidando da solidez de crédito controlando receitas e despesas para isso é necessário gerir e manter previsões de curto e longo prazo, mapeando os altos e baixos do caixa e sua demanda. Hoje em dia realizar a manutenção de diversas contas ficou mais fácil devido as facilidades disponibilizadas pelos bancos de forma on-line mas não basta saber onde estamos mas sim conseguir visualizar um horizonte maior e com isso negociar prazos de pagamentos dentro de períodos de caixa alto mantendo o crédito sempre saudável.
Controlar o caixa por demanda, ou seja, conforme as despesas e créditos vão surgindo é algo primário, cada vez mais o mercado exige um passo a frente e é com esse intuito que o setor financeiro deve trabalhar agindo preventivamente nas contas.

Explorar aplicações, fundos e investimentos são um diferencial de um profissional deste ramo, saber onde investir o dinheiro e ter domínio das mais diversas opções que o mercado possibilita agregam ao profissional que trabalha diariamente com dinheiro. Empresários acabam optando por consultorias externas para apoiá-los neste assunto o que poderia ficar internamente se o interesse dos profissionais do setor financeiro se voltasse também para este segmento de mercado.
Uol Finanças,FinanceOne,Portal de Finanças

sexta-feira, 27 de maio de 2011

R.H. – Indicadores

Publicação 027
Voltando a falar sobre indicadores hoje vou comentar sobre alguns indicadores que ao contrário dos comentados anteriormente não são medidos através de índices ou números e sim pelo feeling dos gestores.
Identificar sinais de desmotivação e falta de comprometimento não é uma tarefa fácil, pois geralmente devemos recorrer ao termômetro comportamental identificando sintomas que refletem a desmotivação da equipe e com isso a falta de comprometimento acaba instaurando-se na organização.
Destaco alguns “sintomas” que denunciam a falta de motivação da equipe, são eles:
Conflitos banais entre os membros da equipe. Quem já não vivenciou desavenças entre membros da mesma equipe, porém sua constante indica o nível de stress no ambiente.
Baixo desempenho dos profissionais. Quando o desempenho baixa podemos identificar que chegamos a zona de conforto onde não existem mais expectativas ou falta vontade de mudar.
Índice acentuado de rotatividade. Substituir profissionais constantemente sem mudar o ambiente sinaliza que muitas vezes o problema não esta nos profissionais que ali passaram mas sim no ambiente em questão, um ambiente desmotivador ou com clima pesado afasta bons profissionais e aumenta a rotatividade.
Alto índice de absenteísmo. Faltas injustificadas recorrentes indicam a falta de compromisso com a organização gerada muitas vezes pelo desconforto com o ambiente.
Ambiente pouco amigável. Este é um dos fatores que desencadeia a maioria dos sintomas relacionados acima, um ambiente organizacional saudável minimiza o stress diário alem de fortalecer o vinculo entre empresa e o colaborador.
Descrédito quanto as ações adotadas pela empresa. Este sintoma é confundido com negação a mudanças, que é nato do ser humano, porém quando o descrédito esta instaurado na organização de forma coletiva é um sintoma que devemos tratar imediatamente e procurar suas causas mais a fundo.
Ausência de criatividade. Quando estamos na zona de conforto paramos de criar, interagir e mudar não deixar que peças criativas parem de funcionar é vital para que se mantenha um clima organizacional ativo e criativo.
Ausência de sugestões. Deixar de questionar e dar sugestões de melhoria quando solicitado indica que estamos a caminho da zona de conforto ou que a equipe esta tão desmotivada que sequer pensa em melhorar o clima.
Gestores observem com cuidado o ambiente e seus colaboradores, lembrem-se que a saúde organizacional depende deste detalhe.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Controle - Fluxograma

Publicação 026

Fluxograma é a representação gráfica da seqüência de um trabalho de forma analítica.
Muito utilizado para demonstrar o fluxo de informações ou processos o fluxograma apóia a elaboração de procedimentos e rotinas de trabalho possibilitando um fácil entendimento quanto as atividades e fases de cada etapa.
O fluxograma possibilita identificar atividades críticas em um processo identificando pontos que necessitam maior atenção dentro do processo.
Facilita a identificação e encadeamento das atividades, no momento da elaboração de um fluxograma todo o fluxo do processo é repassado detalhadamente e com isso podemos encadear cada atividade listando e direcionando corretamente o fluxo.
Para a sua elaboração utilizamos uma série de símbolos padronizados.


Para entendermos melhor vamos ao exemplo prático.

O fluxo acima demonstra a troca de um pneu, simples, mas que serve de base para a elaboração de fluxos muito mais complexos e que seguem o mesmo raciocínio.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Qualidade - Recebimento de Materiais

Publicação 025
Abro este post atendendo ao comentário da Sra. Caroline, primeiramente vamos falar um pouco sobre padronização / qualidade.

A expressão ISO designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à "International Organization for Standardization", organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra. Sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada , por exemplo a ISO 3166 trata de códigos de países e subdivisões, ISO 269 formatos e dimensões de envelopes e assim por diante, porém aqui trataremos da ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção. Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam na melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicados a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
Descrevendo os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade que, no Brasil, constituem o objeto da família ABNT NBR ISO 9000, e definindo os termos a ela relacionados. Atualmente na versão ISO 9001:2008aprovada no fim do ano de 2008 esta nova versão foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto.
Mas porque devemos nos preocupar com esta norma? Porque esta norma trata de também de inspeção e recebimento, vejam oque fala a norma:
ISO 9001: 4.10
Inspeção e Ensaios
1.0 Inspeção e Ensaios de Recebimento: Os materiais e os produtos são inspecionados de acordo com procedimentos documentados que garantem a conformidade com as especificações.
1.1 A inspeção de recebimento garante que o material que entra está em conformidade com as especificações da qualidade. Se os materiais não podem ser ou não são inspecionados, então a certificação da conformidade poderá ser requerida ao fornecedor. Os materiais de fornecedores certificados não são inspecionados.
1.2 O setor da qualidade é responsável pela geração e o controle dos relatórios da inspeção e outros documentos da qualidade do fornecedor.
1.3 As amostras iniciais dos fornecedores são avaliadas pelos setores da qualidade e da engenharia. Os resultados são comunicados ao setor de Compras para a aprovação do fornecedor.
As amostras iniciais devem ser recebidas e avaliadas antes da produção.
As amostras iniciais são necessárias para produtos novos, modificações de produtos existentes, novos fornecedores ou novos processos.
Os setores de Engenharia, Qualidade, Fabricação e Compras devem assinar a aprovação das amostras iniciais. Dependendo da aceitação, é gerado um documento de aprovação com os resultados dos ensaios. O setor Compras é responsável pela comunicação da aprovação ao fornecedor.
Se a amostra for rejeitada, toda a documentação é enviada a Compras, que comunica os motivos e as alternativas ao fornecedor.
1.4 Se o material for urgentemente necessário, os setores de Engenharia, Qualidade, Fabricação e Compras aprovam em conjunto a desistência.
 2.0 Inspeções e Ensaios no Processo Produtivo: São identificados num fluxograma ou documento similar os pontos de ensaios e inspeções  no processo produtivo. Documentos suplementares identificam o tipo da inspeção, as características  do produto, os métodos de inspeção, os níveis de inspeção, os AQLs e o equipamento de inspeção.
3.0 Inspeções e Ensaios Finais: Os pontos de inspeções e ensaios finais são identificados num fluxograma ou documento similar. Documentos suplementares identificam o tipo de inspeção, as características do produto, os métodos de inspeção, os níveis da inspeção, os AQLs e o equipamento de inspeção.
4.0 Registros de Inspeções e Ensaios: São mantidos registros dos ensaios e das inspeções e é indicada a conformidade.”

Agora vamos por partes, se nossa empresa é certificada certamente existe um procedimento que deve ser seguido para garantir o perfeito fluxo do recebimento, porém podemos adotar a mesma metodologia em empresas que ainda não foram certificadas na ISO o que facilitará nossa vida ao ingressar em uma empresa certificada.
Qual a importância de se fazer um bom recebimento?Primeiramente assegurar que o produto entregue esta em condições de uso e dentro das especificações exigidas.
Executar o recebimento consiste em uma série de operações através das quais a empresa compradora constata que o fornecedor cumpriu as condições estabelecidas na documentação de compra.
Que documentos exigir no ato do recebimento? Dependendo do grau de exigência esta documentação pode aumentar consideravelmente, porém alguns itens são imprescindível como nota fiscal, certificados e requisição de compra, mas o que devemos ter em mente é a rastreabilidade deste material, ou seja em caso de defeito como chegaremos aos dados necessários para acionarmos a garantia. No recebimento todas estas informações devem estar amarradas.

Quem deve realizar o recebimento? Algumas empresas o fazem com a equipe de suprimentos, porém sou adepto a sua realização por um técnico em materiais em conjunto com a qualidade, assim fechamos o cerco quanto a execução de procedimentos e a realização das verificações específicas de cada material, mas um procedimento bem elaborado contendo as informações necessárias para cada classe de materiais e ditando as verificações necessárias, para proporcionar esta informações devemos incorporar ao procedimento o uso da Tabela de Inspeção de Materiais onde estas informações estão contidas, esta atitude pode eliminar a presença destes profissionais na hora do recebimento, porém este fator não elimina a necessidade deste recebimento passar pela aprovação da qualidade verificado a consistência das informações ali apresentadas.
Um exemplo desta tabela é a figura abaixo.

Seguindo os critérios de avaliação e validando a entrega devemos preencher o formulário de recebimento conforme características e normas da qualidade de cada empresa e ai precisaremos da documentação relacionada acima, notas, certificados, requisições e outros de acordo com o material recebido.
Um exemplo deste formulário é a figura abaixo, mas lembro que cada empresa tem seu formulário específico que consta no seu procedimento, lembro ainda que os exemplos citados aqui são meramente ilustrativos cada caso deve ser estudado e se necessário aplicar ou não.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Programação - Backlog

Publicação 024
Backlog é o tempo que uma equipe deve trabalhar para concluir todos os serviços pendentes, com toda a sua força de trabalho, e se não forem adicionadas novas pendências durante a execução dos serviços.
Conhecer o backlog e trabalhar para minimizá-lo é de fundamental para a gerência da programação das atividades planejadas para execução. Este indicador momentâneo resulta o tempo, em dias, que a equipe disponível possui para concluir todas as atividades pendentes na carteira de serviços. Tais atividades são resultado do acúmulo de tarefas programadas e não executadas, gerando um passivo que deve ser eliminado no decorrer dos dias.
Uma analise do backlog fornece uma visão ampla das condições atuais do empreendimento, um valor alto pode indicar um quadro de pessoal insuficiente ou uma elevada taxa de reprogramação em ambos faz-se necessário controlar, identificar e corrigir a anomalia, minimizando o backlog.
Para acharmos o backlog precisaremos do planejamento de recursos humanos por categoria (soldador, mecânico e etc.) e o tempo de execução de cada atividade inclusa em nosso backlog. Feito isso obteremos o H.h. necessário para cada atividade por categoria de profissional.
Agora precisamos conhecer nosso H.h. disponível, obtemos este valor multiplicando a quantidade de profissionais, por categoria, pelo numero de horas trabalhadas/dia.
Agora podemos calcular nosso backlog as seguinte forma:

Total de horas requerido / Total de horas disponíveis

Evite tratar atividades corretivas, preventivas e preditivas no mesmo cálculo bem como as áreas de atuação ou disciplinas.
Mas vamos a prática.

Vamos imaginar a seguintes situação, verificar o backlog da equipe de lubrificação:
Primeiro vamos listar as atividades pendentes, digamos que existam 3 atividades que não foram executadas e estão gerando um passivo para a programação.
A primeira atividade leva 3 horas para execução e necessita 2 lubrificadores. Nosso H.h. necessário é de 3 x 2 = 6H.h.
A segunda atividade leva 8 horas para execução e necessita 2 lubrificadores. Nosso H.h. necessário é de 8 x 2 = 16H.h.
Por fim a terceira atividade leva 4 horas para execução e necessita 1 lubrificador. Nosso H.h. necessário é de 4 x 1 = 4H.h.

Nosso H.h. requerido será a soma de todos os H.h.´s necessários, ou seja 6 + 16 + 4 = 26 H.h.
Agora precisamos verificar nosso H.h. disponível. Supondo que nosso quadro conte com 2 lubrificadores e nossa jornada de trabalho é de 8 horas.
Nosso H.h. disponível é de 8 x 2 = 16 H.h
Portanto nosso backlog será de:
Backlog = Total de horas requerido / Total de horas disponíveis
                Backlog = 26 / 16
                Backlog = 1,625 dias
Que podemos arredondar para 2 dias, que é o tempo necessário para sanar as pendências listadas.
Incluir tarefas do backlog na programação diária respeitando a carga prevista sem sobrecarregar a programação em detrimento das atividades já programadas é uma das alternativas para reduzir o backlog sem prejuízo para as programações já determinadas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Notícias - Braskem

Vazamento é registrado em unidade da Braskem em Maceió

Segurança - Empilhadeiras

Publicação 023

Antes de iniciar o post desta segunda feira gostaria de agradecer aos leitores que acompanham o blog, notei que as postagens de segurança são as mais lidas disparadas das demais, o que é gratificante pois a intenção de semear segurança é dever de cada um de nós e este retorno positivo me impulsiona manter este assunto no blog e buscar assuntos diversos e manter essa aceitação.
Hoje vou falar sobre segurança na utilização de empilhadeiras, este tipo de equipamento tem sua utilização mais intensa em plantas de produção onde a movimentação de entrada e saída de estoque feita através destes dispositivos.
Mas sua utilização faz-se presente em diversos setores e a preocupação com este equipamento é de extrema necessidade pois envolve riscos com o usuário, pedestres e carga.
Vamos iniciar pelo básico, antes de iniciar a utilização do equipamento inspecione detalhadamente itens como:
                 - Pneus
                 - Buzina
                 - Lâmpadas de emergência
                 - Bateria
                 - Regulador de gás
                - Mecanismo de elevação
                 -Freios
                 - Sistema de direção
                 - Sistema de combustível
Elaborar um bom check list facilita na hora de fazer estas verificações, coloque no check list instruções importantes como “Não opere este equipamentos com as mãos sujas, com óleo ou molhadas” ou “Só opere este equipamento se o mesmo estiver em boas condições de funcionamento”.
Programe periodicamente avaliações com seus operadores e faça re-treinamentos apontando itens importantes e reforçando cuidados e medidas de segurança, repasse itens como:
                - Não operar o equipamento sobre efeito de medicamentos ou bebida alcoólica
                - Não dirigir com os garfos elevados
                - Operar com atenção aos pedestres
    - Obedecer leis de segurança e tráfego
                - Respeitar o limite de velocidade da área
    - Cuidado ao trafegar sem carga, pois o risco de capotagem é maior
    - Observar o centro de gravidade baixo ao dirigir carregado, os garfos devem ficar a uns 20cm acima do solo
    - Evitar sobrecarregar o equipamento, respeite o limite de carga
    - Elevar ou baixar a carga com o mastro na vertical ou ligeiramente para trás, nuca para frente
Acidentes com empilhadeiras são comuns e acontecem por pequenos descuidos que podem ser evitados ao conversar ou treinar seus operadores exija certos cuidados como:
                - Proíba qualquer tipo de carona
                - Proíba a elevação de pessoas, existem máquinas apropriadas para esta situação
                - Não permita que pessoas não habilitadas operem o veículo
                - Assegure-se que a carga esteja equilibrada uniformemente, este procedimento evita capotagem
                - Não esqueça de acionar o freio de estacionamento
                - Ao deixar o equipamento baixe os garfos ao solo
                - Não trafeguar ou estacionar com os garfos elevados
Estes são algumas recomendações que devemos ter ao operar empilhadeiras, vou deixar alguns vídeos que podem ser de grande valia na hora de apresentar este tema seja em DDS ou em reciclagens.


domingo, 22 de maio de 2011

Literatura da semana

Publicação 022

Esta semana que passou lendo a revista Você S/A me deparei com um artigo muito interessante sobre qualidade de vida, escrito por Luiz Carlos Cabrera, o texto nos remete a realidade do dia a dia, como o percentual de horas que passamos no trabalho e de quanto é difícil conciliar vida pessoal com a profissional que cada vez mais tem suas fronteiras reduzidas.
Qualidade de vida começa realmente no trabalho como diz o título do artigo, já que passamos em média 70% do nosso tempo nele, sentir-se bem no ambiente de trabalho é fundamental para uma vida melhor, não basta ter um salário grandioso é necessário tornar o dia a dia prazeroso e não um martírio diário.
Vou transcrever uma passagem do texto que me chamou a atenção e que me fez refletir para algumas atitudes que acabamos esquecendo no decorrer de nossa vida.

“Alguns hábitos podem melhorar a qualidade de vida no trabalho. Por exemplo, sempre que puder, ensine. Compartilhar conhecimento é um ato nobre, que aproxima as pessoas. Em segundo lugar, elogie. Refiro-me ao elogio verdadeiro, sincero, que diz ao outro que você admirou o que ele fez. Em terceiro, ouça ativamente. Isso significa ouvir com interesse, olhar nos olhos e complementar as frases de quem fala com você. Por ultimo, perdoe. Esse é o ato mais difícil, mas o de maior impacto na sua vida e na dos que o cercam. Perdoar exige muita maturidade, mas cria uma energia ao seu redor que garante a qualidade de vida por muito tempo.”

Agora é hora de praticar estes pequenos ensinamentos que realmente fazem a diferença no dia a dia e que muitas vezes são esquecidos.
Boa semana a todos, boa auditoria, sorte nos novos projetos ...


sábado, 21 de maio de 2011

Financeiro - Custo Fixo e Variável

Publicação 021

Conforme conversamos semana passada vamos incrementar um pouco mais nosso fluxo de caixa, mas para isso é necessário entender o que é custo fixo e custo variável.
Custo fixo – São custos fixos de produção independente da atividade da empresa, porém a DESPESA é fixa o montante pode variar.
Por exemplo, energia elétrica é constante durante a vida da empresa, aluguel de sala é constante até a mudança para uma sede própria, salários e etc.
Identificar e sinalizar os lançamentos fixos facilita quando aplicamos um filtro sobre o fluxo e com isso é possível gerar uma previsão para cobertura destes.

Custo variável – São custos que variam podendo ocorrer sazonalmente ou esporadicamente.
Por exemplo, fretes, treinamentos neste caso se a empresa não possuir um plano de treinamentos, manutenção e etc.
Custos variáveis são mais difíceis de fazer uma projeção, mas controlados e identificados apóiam a tomada de decisão.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

R.H. - Indicadores de Recursos Humanos

Publicação 020

Iniciarei a falar hoje de alguns indicadores de recursos humanos, um destes indicadores já foi abordado na Publicação 6 do blog (turn over), hoje abordarei mais 3 indicadores que devem estar controlados pelo R.H., são eles:

Taxa de horas extras
Expressa a relação de horas extras realizadas x horas trabalhadas
Cálculo
                                (Quantidade de horas extras / Quantidade de horas trabalhadas) x 100
Reclamatórias trabalhistas
                                Hoje um câncer que vem se espalhando pelas empresas, atualmente muitos já entram na empresa pensando em colocá-la na justiça, este índice fornece além visão de quanto anda a saúde da empresa como gera um índice a ser aplicado a novos empreendimentos.
                                Cálculo
                                               (Número de reclamatórias / Número de funcionários desligados) x 100

Custo médio de treinamentos por funcionário
                                O valor obtido auxilia na hora de incluir treinamentos nos programas da empresa bem como medir o quanto é destinado para este fim, possibilitando gerar previsões otimistas ou reduções conforme a visão da empresa.
                                Deve-se incluir custos com treinamentos internos, externos e despesas para este fim como viagens, hospedagem etc.
                               Cálculo
                                               Valor mensal gasto com treinamentos / Número de funcionários


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Controle - Histograma

Publicação 019

Histograma é um gráfico composto por duas linhas perpendiculares onde a altura representa o valor de freqüência, dispostas na linha horizontal.

Assim com o Gráfico Pareto, o histograma também é uma das 7 ferramentas da qualidade e um excelente método de controle.
Geralmente utilizado pelo planejamento para demonstrar a mão de obra aplicada o histograma é uma das ferramentas essências para um bom planejamento, através de sua utilização é possível verificar a correta utilização e otimização dos recursos.

Digamos que nosso recurso foi distribuído da seguinte forma:
Analisando o histograma apresentado nota-se um vale entre o mês de março e maio e uma nova elevação em maio, faz-se então necessário analisar se este recurso não esta com deficiência de locação durante o mês de abril ou com superalocação no mês de maio.
Após analisar as tarefas e redistribuir ou nivelar os recursos devemos obter um histograma com um curvatura mais tênue  como o gráfico abaixo.
Identificar este tipo de anomalia impede demissões e contratações desnecessárias evitando este custo.
Mas nem só o planejamento vale-se deste recurso para apoio na exibição ou analise de dados. Várias são as possibilidades, por exemplo, a equipe do SMS deseja demonstrar um histograma com os incidentes ocorridos na obra durante os primeiros 6 meses de obra conforme gráfico abaixo.

Que pode ser aprimorado incluindo o índice acumulado.
Este tipo de gráfico é utilizado para expressar freqüência x tempo.
Compor relatórios com este gráfico além auxiliar na identificação gera um apelo visual chamando a atenção para os extremos necessários ou uma descontinuidade fora do padrão.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reunião com a fiscalização

Publicação 018

Quarta-feira, dia de reunião com a fiscalização, dia temido, tenso ...
Mas vamos lá é hora de preparar as armas, costumo fazer um pequeno check list ou passos para evitar surpresas.
São eles:
1)      Curva S, costumo atualizar e imprimi-la, analisando a existência de desvios.Esta prática deve ser diária.
Supondo que nossa curva esteja com a seguinte configuração:
Os dados utilizados são os seguintes:
2)      Listar os itens que impactaram no desvio atual
Se estamos com desvio é nossa obrigação saber o porque? E para isso devemos ter o controle da programação e das atividades (estes itens já foram abordados no blog nas publicações 3, 5, 10 e 12) recorrendo a nossos apontamentos, memórias, relatos e etc. digamos que estes 8% são representados da seguinte forma, estes índices devem estar claros tanto para você quanto para o cliente.
Atraso na entrega de projeto  50%
Atraso por paralisações devido ao clima 27,13%
Atraso na entrega de materiais 22,88%
Com esta estimativa podemos dizer que 50% do nosso atraso é devido a atrasos na entrega de projetos ou seja 4% do total de 8% de desvio
Sabemos oque causou o desvio mas ainda falta listar os itens:
Projetos:
        1 – Projeto tubulação 012 – Isométrico XXX (5 dias – 0,67%)
        2 – Projeto tubulação 013 – Isométrico YYY (10 dias – 3,33%)
Clima
        Paralisações por chuva (13 dias 2,17% – 3/fev, 17/fev, 23/fev, 14/mar, 15/mar, 16/mar, 23/mar, 25/mar, 11/abr, 17/abr, 27/abr, 2/mai/ e 3/mai )
Materiais
        Atraso na entrega da válvula ABC (5 dias – 1,83%)
3)      Desenvolva ações corretivas para minimizar o impacto do desvio, se possível apresente um Plano de ação.
Em nosso caso apresentaremos em formato descritivo
 -Haverá reforço na equipe de Tubulação incrementando mão de obra para reduzir o atraso.
- Para reduzir o atraso com dias de chuva o horário será estendido em 1 hora diária.
4)      Estabeleça um período de avaliação e monitoramento de sua medida.
As medidas tomadas serão monitoradas durante as próximas 4 semanas estabelecendo uma recuperação média de 0,4% diários.
5)      Revise sua programação e inclua a sua nova métrica para possibilitar a recuperação.
6)      Repasse com as lideranças as novas metas e comprometa o grupo.

Estas são algumas dicas para enfrentar os leões, pois assim você sabe onde esta, sabe porque esta, sabe quanto deve andar, sabe que rumo tomar e conta com a colaboração da liderança.
A comunicação neste caso é fundamental não entrar para uma reunião “vendido” é vital, um bom acompanhamento e um RDO (Relatório Diário de Obras) que retrate a verdade no campo lhe trará a segurança de expor e argumentar sem maiores receios.
Os desvios em projetos sempre existirão, problemas e dificuldades estão sempre batendo a nossa porta, porém administrá-los é o diferencial.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Controle de Programação

Publicação 017
Programação

Dando continuidade no assunto programação, irei abordar outro lado que para muitos é o mais prático para lançar um formulário de programação, a utilização do Project para esta finalidade.
Abordarei o uso do Project 2007, para muitos planejadores esta é a modalidade preferida para emitir uma programação a suas equipes de execução pois é retirada diretamente do cronograma em prática e realmente esta modalidade facilita em muito tal emissão, porém a opção de escolha fica a critério de quem esta a frente desta tarefa.
Partiremos do cronograma abaixo:
Estamos exibindo todas as atividades do cronograma neste modo de exibição (Grafico de Gantt) porém nossa necessidade é listar as tarefas previstas para o dia 23/5/2011, para isso clique no menu Projeto > Filtro para: > AutoFiltro

Note que surgiram pequenas setas no cabeçalho das colunas.
Primeiramente clique sobre a seta da coluna Início, irá abrir uma caixa de combinação com vários itens a selecionar, selecione a opção “Personalizados...”, note que existem outras predefinições que podem ser utilizadas inclusive uma que atende a nossa intenção porém vamos utilizar a opção “Personalizados...” pois assim teremos subsídios para entender e aplicar em outros momentos esta opção.
Na tela que surgiu selecione a opção Início e a opção “é igual a” e na caixa de combinação da direita digite 23/05/2011
Sua tela deve ficar igual a imagem abaixo:
Depois clique em “Ok”, como resultado seu cronograma irá ficar com a seguinte formatação:
Este formato pode ser utilizado como formulário de programação e utilizando outros filtros podemos extrair mais modelos customizando nosso formulário de acordo com a nossa necessidade.
Deixo aqui um link explicando como Aplicar um filtro a um modo de exibição no Project 2007no Project 2007.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

APR - Aálise Preliminar de Risco

Publicação 016
Fugindo um pouco do tema DDS para não ficar muito insistente irei abordar outro item de fundamental importância para a perfeita execução de qualquer atividade, a elaboração da ARP ou Análise Preliminar de Risco.
Executada em conjunto pela equipe de segurança e execução esta atividade consiste em elaborar um estudo preliminar a fase operacional com o objetivo de identificar e tratar possíveis riscos. Desenvolvido em conjunto com as lideranças com o objetivo de trocar o maior número de informações possíveis sobre a atividade a ser executada.
Esta atividade é de vital importância para a execução de qualquer atividade pois assim obtemos um mapa completo dos possíveis riscos da atividade, mapeando e providenciando respostas imediatas em caso de incidente, por ter seu desenvolvimento em conjunto com os demais interessados (produção, operação e segurança) o documento gerado abrange e compromete a todos os envolvidos além de obter visões e questionamentos diferentes, ampliando as áreas de conhecimento.
Vamos a prática, faremos uma APR para troca de lâmpada em uma sala de aula. Nossa “empresa” irá prestar este serviço porém antes da execução vamos realizar a APR para tal atividade.
Quem participará? Selecionamos 3 personagens para compor a reunião são eles:
Utilizaremos o seguinte modelo de APR para preenchimento, após inserir os dados do cabeçalho identificando o local e as ferramentas necessárias vamos identificar as atividades, listando uma a uma, por exemplo:

Passo 1 – Desligar a energia elétrica
Passo 2 – Montagem de andaime para acesso
Depois devemos para cada item identificar os riscos.
                Choque elétrico, queda e etc...
O próximo passo é listar as medidas de controle para cada item.
                Profissional habilitado NR10, isolar a área, cinto de segurança e etc..
E por fim devemos listar os EPI´s necessários para esta atividade, elaborar uma APR em conjunto com a equipe envolvida torna esta atividade mais eficaz já que todos os participantes estão envolvidos e suas opiniões serão respeitadas.
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